Descartar Esmaltes e Maquiagens Velhos do Jeito Certo

Rosangela Missawa      quarta-feira, 11 de abril de 2018

Compartilhe esta página com seus amigos


Os produtos de beleza como esmaltes e maquiagens precisam de uma forma correta de descarte, pois se forem descartados de forma incorreta podem causar inúmeros danos ao meio ambiente. Os químicos presentes na composição desses produtos podem contaminar o solo e a água. Então, aprenda a descartar da maneira correta.

Maquiagens
Antes de começar, devemos lembrar que maquiagens vencidas nunca devem ser utilizadas. A região em que houver a aplicação do produto pode ficar vermelha, pinicar, descamar e gerar problemas de pele mais sérios. Maquiagens vencidas podem causar alergia, irritações e até infecções. Portanto, fique longe delas.

Produtos para olhos, por exemplo, podem levar à uma conjuntivite. Então, é melhor não arriscar e descartar logo. As maquiagens não possuem uma regra específica de descarte, pois elas não possuem produtos tóxicos. 

Alguns itens como batom, sombra em bastão e corretivo são mais serosos e por isso tendem a ficar no solo por mais tempo. Em sua composição é utilizada uma cera sintética que é derivada do petróleo. No entanto, isso não faz deles tóxicos. Infelizmente, no Brasil, ainda não existe uma legislação específica sobre o descarte de produtos de beleza como o esmalte e as maquiagens. Porém, o melhor a se fazer ainda é a reciclagem.

Atualmente, alguns fabricantes como Avon e Mac possuem pontos de coleta de seus cosméticos. Mas, infelizmente, ainda são poucos. Então, o que nos resta fazer é separar para a reciclagem. Para isso, tire a maquiagem e jogue no lixo orgânico. Limpe bem as embalagens e descarte no local adequado, seja papel, plástico ou metal.

Esmaltes
Se desfazer de um vidro de esmalte velho é muito simples e nada demorado. O que acontece é que muitas pessoas não possuem informação suficientes ou têm preguiça de fazer o correto. Uma empresa que possui pontos de descarte é a risqué. Infelizmente, ainda não são todas que aderiram a esse tipo de processo. Há ainda cidades que não possuem postos de coleta, o que torna tudo mais complicado.

Confira abaixo algumas dicas para fazer o descarte de forma correta. 

1- Diga Não ao Lixo Comum
Jamais, em hipótese alguma, jogue o vidro de esmalte no lixo comum. Mesmo que você pense que ele está bem fechado e não irá vazar. O lixo será enviado para um aterro e, ao quebrar, todos os compostos químicos que ele contém irão contaminar o solo podendo atingir o lençol freático e levar à contaminação da água.

2- Reaproveite o Esmalte
Seu esmalte venceu e por isso você não pode utilizá-lo. Contudo, você pode reaproveitar o restante do esmalte para fazer alguma coisa dentro da sua própria casa. Utilize o esmalte velho para pintar algum objeto de decoração, copos ou até vasos. Vale tudo para reaproveitar!

3- O Que Fazer Quando o Esmalte Não Pode Ser Reaproveitado?
Você tentou de tudo, mas não houve jeito e o esmalte precisa ser descartado. Então o que fazer com ele? Pegue uma folha de papel, dessas de caderno ou uma folha branca A4 e passe todo o esmalte nela. Deixe secar, pois assim os compostos químicos irão evaporar. Agora você pode jogar esse papel no lixo comum!

4- Descartando o Vidro Vazio
 Apesar do vidro estar vazio, ele precisa ser muito bem limpo antes de ser descartado. 
Para fazer isso, coloque um pouco de removedor ou acetona dentro do vidro e mexa até dissolver o que resta. Depois é só deixar a acetona evaporar. Por último, descarte o vidro.

5- Onde Descartar o Vidro
Agora que o vidro já está completamente limpo, você poderá descartá-lo juntamente com os demais vidros da sua casa que foram separados para reciclagem. 
Lembre-se de que a tampa é de plástico. Assim, cada material deve ser separado em seu devido lugar. 

6- Coletor de Esmaltes
Sim. Existem loja de produtos de beleza que possuem coletores para vidros de esmalte. Para saber onde encontrar uma é só se informar. Procure contato com as marcas do esmalte e utilize a internet para achar o local mais próximo de você. 
Só não descarte em local inapropriado!

 

Fonte: www.clubedemulher.com.br

 

Comentários